Governo monta força-tarefa e prevê emissão de 130 milhões da nova identidade até 2026
Bancos terão parceria com a Secretaria de Governo Digital a partir do mês de maio
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O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos garantiu que vai impulsionar a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), com previsão de expedir cerca de 130 milhões até o final de 2026.
A pasta realiza uma força-tarefa diretamente com os estados e contou, no último ano, com aporte significativo do Ministério da Justiça, que vinculou 15% dos recursos de repasse do Fundo Nacional de Segurança Pública à implementação da carteira.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) confirmou que discute com a Secretaria de Governo Digital a celebração de um acordo de cooperação técnica. Por meio dele, as instituições financeiras vão encaminhar à base de dados da CIN informações que já têm em seu cadastro. A parceria deve iniciar no mês de maio.
O documento apresenta um único número e modelo para os 27 estados e é considerado o pontapé inicial para a criação de um banco de dados robusto da população. Com a primeira versão gratuita, a carteira também está disponível on-line e com QR Code na conta gov.br.
A CIN pode incluir o número de outras documentações como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar, além de informações relacionadas a condições de saúde, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual.
Na Bahia, a confecção do documento é realizada em todas as unidades do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) do estado. Para realizar o atendimento, é necessário fazer o agendamento, através do aplicativo, site, ou por ligação, pelo número: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de telefone fixo).