• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Governo prepara PEC para impedir que servidores das forças policiais de União exerçam atividade política
Política

Governo prepara PEC para impedir que servidores das forças policiais de União exerçam atividade política

Documento foi formulado pela Polícia Federal e enviada em ofício ao ministro da Justiça, Flávio Dino

Por Da Redação
Ás

Governo prepara PEC para impedir que servidores das forças policiais de União exerçam  atividade política

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O governo federal elaborou uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) para impedir que servidores das quatro forças policiais da União, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Ferroviária Federal e Polícia Penal Federal, possam exercer atividades politicas, como disputar eleições. "é vedado dedicar-se à atividade político-partidária", diz uma minuta do documento acessado pelo R7.

Contudo, a PEC prevê que também que quando os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) tiverem reajuste nos subsídios, o mesmo aconteça com os servidores.

O documento foi formulado pela Polícia Federal e enviada em ofício ao ministro da Justiça, Flávio Dino. Nele, o diretor-geral, Andrei Rodrigues, conta que "acontecimentos em nossa história recente demonstraram os enormes riscos envolvidos na ausência de limitações à atuação política de policiais que devem zelar pela ordem política e social do país".

"Nesse sentido, a vedação da atividade político-partidária aos policiais civis da União, tal qual já ocorre em relação aos juízes e membros do Ministério Público, vai ao encontro do regime jurídico a que estão sujeitos os policiais civis da União, com vistas a se garantir integral e isenta dedicação à atividade policial", afirmou o diretor-geral da Polícia Federal.

O diretor afirma que caso a proposta seja apresentada pelo governo federal ao Congresso Nacional, será um "passo significativo para o fortalecimento de uma polícia civil da União isenta e livre de interferências políticas".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário