"Governo vai criar 'fundo verde' para descarbonização da economia", diz Rui Costa
Ministro da Casa Civil revela intenção de captar recursos internacionais para acelerar transição energética
Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, anunciou nesta quarta-feira (19), que o governo federal vai criar um fundo verde destinado a captar recursos internacionais para impulsionar a descarbonização da economia brasileira.
"Nós vamos ter a criação de um fundo verde para que a gente possa captar recursos, a uma taxa de juros muito baixa, para financiar a descarbonização da nossa economia. Então, por exemplo, o transporte urbano. Quando a gente retira ônibus movido a diesel e coloca ônibus elétrico, estamos deixando o meio ambiente mais limpo", afirmou o ministro-chefe da Casa Civil.
Embora não tenha divulgado detalhes sobre os valores do fundo, Rui Costa destacou que o objetivo é obter recursos a uma taxa de juros reduzida para financiar ações voltadas à sustentabilidade ambiental. Uma das principais frentes de atuação do fundo será o incentivo à substituição da frota de transporte urbano por ônibus elétricos, contribuindo assim para a melhoria da qualidade do ar nas cidades.
O hidrogênio verde, produzido a partir de fontes renováveis como energia eólica e solar, será outro foco importante do fundo. Rui Costa enfatizou que o Brasil tem condições ideais para se tornar um grande produtor de hidrogênio verde e atrair investimentos para essa área de tecnologia de ponta. O hidrogênio verde é uma alternativa de combustível limpo, capaz de reduzir significativamente as emissões de dióxido de carbono, contribuindo para a mitigação do aquecimento global.
Além disso, o ministro ressaltou que o fundo também será utilizado para apoiar a construção de mais parques solares e eólicos, fortalecendo a matriz energética brasileira com fontes renováveis.