• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • GSI dispensou pelotão da segurança do Planalto 20 horas antes da invasão em Brasília

GSI dispensou pelotão da segurança do Planalto 20 horas antes da invasão em Brasília

Prédio permaneceu apenas com segurança normal e desprovido de equipamentos

Por Da Redação
Ás

GSI dispensou pelotão da segurança do Planalto 20 horas antes da invasão em Brasília

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) dispensou o pelotão de 36 homens do Batalhão da Guarda Presidencial cerca de 20 horas antes da invasão de manifestantes na sede dos Três Poderes no último domingo (8), em Brasília. As informações são do Estadão.  

Segundo a publicação, feita nesta quinta-feira (12), o batalhão reforçou a segurança do Palácio do Planalto. No entanto, no domingo (8), o prédio permaneceu apenas com a segurança normal, sem o efetivo e desprovido de equipamentos para controle de distúrbios, como escudos, bomba de gás e balas de borracha. 

O pelotão foi enviado já por volta das 15h, após o início da invasão e depredação dos órgãos pelos manifestantes. No total, foram encaminhados três despachos ao longo do dia, totalizando 113 militares. Posteriormente, foram enviados mais 93 e depois mais 118 militares.  

O responsável para assumir o GSI é o general Marco Edson Gonçalves Dias, nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo o governo federal, as falhas foram por parte do governo do Distrito Federal. O gestor da capital federal, Ibaneis Rocha, foi afastado do cargo por 90 dias. 

O GSI ainda não se manifestou sobre a redução na segurança do Palácio do Planalto no dia das manifestações, mesmo com a detecção de que havia ameaças dos manifestantes. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário