Guerra completa 200 dias e Zelensky agradece aos ucranianos defesa do país
A Ucrânia ainda não tem perspectivas de uma solução negociada para o conflito
Foto: Reprodução/Agência Brasil
O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, agradeceu à população pela defesa do país nesse domingo (11), ao lembrar que a invasão russa completou 200 dias. O país ainda não tem perspectivas de uma solução negociada para o conflito.
"Nestes 200 dias conseguimos muito, mas o mais importante, o mais complicado, está para chegar", disse o dirigente ucraniano.
Em declaração, Zelensky também elogiou a ação do exército ucraniano, dos "combatentes que heroicamente contiveram o inimigo" e dedicou o discurso "a todos os que estiveram valentemente de pé durante 200 dias, sendo o motivo exato para que a Ucrânia esteja de pé".
"Acreditamos em vós, aos que estão a fazer o seu trabalho, a arriscar a sua vida, defendendo o seu país durante todos estes 200 dias, a - 15 graus centígrados, a + 35 graus centígrados, às 02h00 ou às 06h00, numa qualquer segunda-feira ou no Dia da Independência, apesar do cansaço, da tensão e do perigo", assinalou.
O Presidente ucraniano fez questão de agradecer às tropas terrestres pela seu "valente e desinteressado trabalho", um trabalho "duro", à Força Aérea, que felicitou por "repelir com êxito o inimigo" na região de Donetsk, e às forças navais ao recordar os seus "êxitos".
Zelensky ainda destacou a satisfação por suas tropas, as que "escrevem a história da independência, a história da vitória, a história da Ucrânia".