Economia

Guerra entre Rússia e Ucrânia deve elevar preço dos combustíveis no Brasil

Atualmente, o país russo é o segundo maior exportador e terceiro maior produtor de petróleo global

Por Da Redação
Ás

Guerra entre Rússia e Ucrânia deve elevar preço dos combustíveis no Brasil

Foto: Agência Brasil

Especialistas alertam que a invasão russa na Ucrânia vai pesar no bolso dos brasileiros. Isso porque o conflito prejudica a oferta de petróleo, uma importante matéria-prima para a economia global. Além disso, o país russo é o segundo maior exportador e terceiro maior produtor do produto no mundo. Dessa forma, espera-se que o combustível fique mais caro. 

O receio de que a crise no leste europeu provoque uma redução da oferta de petróleo já está influenciando o mercado internacional de commodities, onde a cotação do barril opera em alta forte nesta quinta-feira (24). De acordo com especialistas, a valorização dos contratos futuros influencia os preços dos combustíveis no Brasil por causa da política de preços da Petrobras.

“Por causa da política de preços praticada pela Petrobras, os combustíveis no Brasil têm os custos definidos a partir da cotação do barril no mercado internacional. Assim, a valorização do petróleo lá fora acaba chegando às bombas de gasolina aqui no Brasil. O preço do barril de petróleo afeta ainda o valor cobrado do consumidor para o diesel e para o gás de cozinha, destacam especialistas no setor. Assim, dizem eles, todos os derivados do petróleo tendem a ficar mais caros”, disse em entrevista ao portal UOL, Roberto Troster, economista sócio fundador da Troster & Associados.

Também em entrevista ao portal, Adriano Pires, diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (Cbie), afirmou que o que determina aumento de preço na refinaria da Petrobras é o câmbio e o barril. “E ambos estão pressionados com esse conflito. O preço do barril ninguém sabe para onde vai porque não se sabe para onde vai a guerra”, afirmou.  Além dos preços dos combustíveis, especialistas afirmam que o petróleo mais caro vai impactar a indústria, como por exemplo, a indústria petroquímica, que produz embalagens plásticas. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário