Guerra Israel x Hamas: Brasil deve enviar projeto de resolução na ONU
No texto, país condena Hamas e pede cessar-fogo humanitário

Foto: Ricardo Stuckert/PR
O Brasil se encontra em uma situação delicada no conflito entre Israel e o grupo Hamas. Além da pressão de outras nações que já declararam o Hamas como grupo terrorista, o país detém, neste mês, a presidência do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU). Conforme informações do jornal O Globo, o Brasil deve apresentar um projeto de resolução nesta segunda-feira (16), condenando o Hamas e solicitando um cessar-fogo humanitário.
O texto está em estágio avançado e, para ser aprovado, o governo brasileiro precisará de pelo menos nove votos favoráveis e nenhum veto em um conselho composto por 15 membros. Destes, cinco são permanentes e possuem direito a veto, como Estados Unidos, Rússia, China, Reino Unido e França, enquanto o Brasil é membro rotativo no Conselho de Segurança da ONU.
Uma das últimas versões preliminares do texto, segundo o jornal, enfatiza a firme condenação e rechaço aos atos terroristas cometidos pelo Hamas, em 7 de outubro, no sul de Israel. Esse é considerado um dos pontos mais importantes do documento, já que a não menção do grupo terrorista tornaria inviável o apoio dos EUA, Reino Unido e França, importantes aliados de Israel no conflito.
A posição do Brasil é delicada sobretudo porque, até o presente momento, o governo não classificou o grupo Hamas como terrorista. Em nota oficial, o órgão público destacou que não o fez para seguir as qualificações estabelecidas pela ONU.