Guerra no Sudão pode causar a morte de 222 mil crianças por desnutrição, aponta ONU
Conflito no país completa um ano em breve
Foto: UNHCR
O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) se reuniu nesta quarta-feira (20) para discutir a crise humanitária que afeta o Sudão.
A diretora de Operações e Defesa no Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários, Edem Wosornu, alertou o Conselho de Segurança que indicativas apontam que nas próximas semanas e meses, 222 mil crianças podem morrer de desnutrição no Sudão.
O conflito no país, que em breve completa um ano, está causando uma crise alimentar que já atinge milhões de pessoas. Assim, a representante da ONU pediu uma cessação urgente dos combates para evitar que uma geração inteira seja destruída e a região mais ampla seja desestabilizada.
Uma guerra civil que teve início dois anos depois de o país ter conquistado a independência do Sudão causou centenas de milhares de mortes entre 2013 e 2018.
Os Estados Unidos, o Reino Unido e a Noruega pediram na terça-feira (19) aos líderes do Sudão do Sul para que tomem medidas urgentes para garantir uma eleição genuína e pacífica.