Brasil

Haddad confirma meta contínua de inflação de 3%

O intervalo de tolerância segue sendo de 1,5%

Por Da Redação
Ás

Haddad confirma meta contínua de inflação de 3%

Foto: Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou nesta quarta-feira (26) que a meta de inflação será de 3% para 2025 e 2026. A declaração foi dada após a reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN), composto pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, pela ministra do Planejamento, Simone Tebet, e pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

Atualmente, o alvo já está nesse mesmo patamar, de 3%, com intervalo de 1,5 ponto para cima ou para baixo. Assim, a inflação pode oscilar entre 1,5% e 4,5% sem que a meta seja considerada descumprida.

De acordo com o decreto, a meta central, e o intervalo de tolerância (banda para cima ou para baixo), dentro do qual será considerada cumprida, serão fixados pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) - após proposta elaborada pelo ministro da Fazenda.

Com uma meta contínua, passa a importar o intervalo de 12 meses, em qualquer momento do ano. Ou seja: o objetivo é contínuo, mês a mês, o que passa uma mensagem de maior estabilidade e previsibilidade.

O novo decreto prevê ainda que a meta será considerada como descumprida quando esse resultado estiver fora do intervalo de tolerância por seis meses consecutivos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário