Haddad garante que vai avisar quando houver novidade sobre a meta fiscal
O ministro tem sido questionado diretamente sobre o assunto
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, não respondeu diretamente sobre a possibilidade de alteração na meta fiscal de 2024, que busca eliminar o déficit das contas públicas. Ele mencionou que a discussão interna continua e que informações serão divulgadas posteriormente, sem definir uma data específica.
O ministro tem sido questionado diretamente sobre o assunto desde segunda-feira (30), quando se encontrou com Lula para discutir o tema. Na sexta-feira passada, o presidente contradisse a equipe econômica ao afirmar que um déficit de 0,25% do PIB seria aceitável e que seria difícil cumprir o compromisso de eliminar o déficit fiscal em 2024.
Todos os membros da equipe econômica, em declarações públicas, estavam unidos na defesa de eliminar o déficit das contas públicas. Na sexta-feira, ao ser questionado novamente, Haddad enfatizou que "quando tiver novidades, falo com vocês. Só me reserva o direito de falar na hora que eu puder. É muita agressividade (questionamentos recorrentes). Nunca fui agressivo com vocês (jornalistas). Assim que eu tiver novidades eu reporto".
Ontem (3), em relação ao assunto, o ministro afirmou que não utiliza subterfúgios e que novidades serão anunciadas quando houver. Ele também mencionou que a pressão sobre o assunto atingiu um ponto em que se torna contraproducente e não ajuda.
A dúvida sobre conseguir atingir as projeções veio após uma fala de Lula a jornalistas, na última sexta (27). O presidente disse que a meta fiscal do país para 2024 "dificilmente" será zero e que não há interesse em "cortar investimentos prioritários".