Haddad vai a Paris em preparação para visita oficial de Lula prevista para junho
Financiamento a florestas tropicais e mercado de carbono são destaques de conversas conduzidas pelo ministro

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, embarca neste domingo (30) para Paris, em viagem que tem como objetivo restaurar o diálogo econômico entre o Brasil e a França, além de realizar uma espécie de preparação para a visita de Estado que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará aos país em junho.
Segundo o Ministério da Fazenda, as conversas econômicas estão concentradas nos seguintes eixos: reformas econômicas no Brasil e na França; cooperação multilateral, arquitetura financeira internacional, reforma do G20; transformações ecológicas e sustentabilidade financeira; e complementaridade entre setores econômicos no Brasil e na França.
Na capital francesa, Haddad vai participar da cerimônia de abertura do Diálogo Econômico Brasil-França. Junto ao ministro da Economia e das Finanças da França, Éric Lombard, Haddad deverá abordar o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês) e o Plano de Transformação Ecológica, entre outros temas.
Na segunda-feira (31), Haddad participará de uma conferência na universidade Sciences Po, em Paris, sobre uma avaliação dos dez anos do Acordo de Paris. O encontro será moderado pelo filósofo ambiental Pierre Charbonnier e pela economista e negociadora-chefe do acordo, Laurence Tubiana. Em seguida, Haddad será homenageado com um jantar na Sciences Po.
No dia seguinte, na terça-feira (1º), Haddad cumpre agenda com o ministro da Economia e das Finanças francês. Uma reunião bilateral está marcada para às 11h30 (6h30 no Brasil), seguida de almoço com empresários franceses, e, à tarde, o ministro participa da abertura do Diálogo Econômico Brasil-França, na sede do Ministério de Economia e Finanças da França.
Haddad embarca às 15h30 (horário local) de terça e retorna à Brasília na madrugada de quarta-feira (2).