Lula retorna ao país e deve sancionar o Orçamento esta semana
Presidente chegou ao Brasil neste domingo (30) depois de uma semana de agendas oficiais na Ásia

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deverá sancionar o Orçamento de 2025 esta semana, depois de voltar da viagem oficial de uma semana à Ásia. O texto foi autorizado pelo Congresso e levado para o Palácio do Planalto na última quarta-feira (26).
O petista irá sancionar a proposta antes do prazo oficial definido, que é de 15 dias a partir da chegada do texto à Casa Civil.
O texto tinha sido na forma original previsto para votação em dezembro do ano passado, porém passou por atrasos associados à transparência das emendas parlamentares e ao pacote de ajuste fiscal.
Evento de comunicação
Lula deverá estar presente em um evento relacionado à comunicação do governo, nesta quinta-feira (3), em Brasília. A formalidade é preparada pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) e tem o intuito de tentar aperfeiçoar a percepção da população sobre as atividades da atual gestão.
A reunião deverá reunir ministros, parlamentares e aliados do governo. Na ocasião, ainda será realizada uma reapresentação das providências tomadas ao longo dos 2 anos e 3 meses de governo.
Viagem à Ásia
Lula e a comitiva, passaram uma semana fazendo acordos comerciais, tornando o Brasil mais próximo dos países da Ásia, no decorrer da guerra tarifária entre China e Estados Unidos.
No Vietnã, Lula acordou a abertura do mercado vietnamita à carne brasileira e falou que espera que o país se torne um polo distribuidor da proteína brasileira para os integrantes da Asean — bloco regional com dez países do sudeste asiático.
No Japão, Lula fechou a venda de 15 aeronaves da Embraer para a Air Nippon Airways (ANA), com a probabilidade de negociar a venda de mais cinco jatos. De acordo com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o acordo corresponde chega a R$ 10 bilhões.