Autos

Honda Accord retorna ao Brasil menos potente e mais equipado

Sedã tem três motores e rende 207cv e até 17,8km/l

Por Marcos Camargo Jr.
Ás

Honda Accord retorna ao Brasil menos potente e mais equipado

Há dois anos a Honda lançava o Accord híbrido no Brasil, um produto de geração antiga após seu primeiro facelift. Agora, a marca lança o novo sedã que chegou há poucos meses no mercado internacional com mudanças importantes e nível superior de equipamentos de série. 

Poucos meses após a estreia do novo Accord nos Estados Unidos, a Honda traz o sedã médio com motorização híbrida para o Brasil. O Honda Accord Advanced Hybrid vem para ser o flagship da marca por aqui em busca de consumidores que querem mais do que o Civic e:HEV dispostos a pagar R$ 100 mil a mais que o tradicional sedã levando para casa um modelo bem mais equipado. 

O Accord Advanced Hybrid está na sua 11ª geração feita sobre a plataforma ampliada do Civic ganhou um novo desenho mais conservador, baixo e alongado que a antiga geração. 

Dimensões e novo perfil 

As rodas do novo Accord Advanced Hybrid ganham novo desenho e são aro 18 com pneus de perfil 235/45, de perfil mais baixo e interior mais sofisticado embora com a mesma linguagem visual do sedã menor. Espaçoso, exibe porta malas de 574 litros, de longe o maior da categoria. O Accord Advanced Hybrid mede 4,97m de comprimento com 2,83m de entre-eixos, 1,86m de largura e 1,45m de altura. 

O Honda Accord traz ainda um pacote de segurança que inclui 8 airbags e pacote Honda Sensing com controle de Cruzeiro adaptativo, frenagem automática, alerta de ponto cego e de fluxo cruzado entre outros recursos de série.

Motor híbrido 

 O motor 2.0 aspirado 16v tem injeção direta de gasolina e rende 146cv e 19,2kgfm de torque trabalhando com dois motores elétricos - um de tração e outro de geração de energia - que somam 184cv e 34kgfm de torque. A potência combinada é de 207cv, bem menos que o modelo anterior que somava 256cv. 

Funcionamento do novo motor híbrido 

Mas a potência reduzida pode ser moeda de troca para o torque um pouco mais alto no novo Accord Advanced Hybrid. O sedã tem três modos de operação: EV drive que funciona de modo 100% elétrico, Hybrid Drive (alternando entre o motor a gasolina e o elétrico) e o Engine Drive somente com o motor 2.0 a gasolina. Em altas velocidades o motor irá privilegiar sempre o motor a combustão que é mais eficiente em situações de alta velocidade. Há ainda os tradicionais modos de condução; Sport, ECON, normal e individual com parâmetros selecionados pelo motorista. O consumo anunciado é de 17,8km/l na cidade e 16,1km/l na estrada. 

Antes o Accord Advanced Hybrid já era o automóvel mais equipado da Honda e segue com nível superior de equipamentos. A central telemática do Honda Connect é de nova geração e traz comandos aprimorados  em um aplicativo. O cliente tem a opção do modo gratuito e o “Plus” que traz controles adicionais sendo grátis por um ano. 

No Honda Accord Advanced Hybrid painel digital é novo e tem 10,1 polegadas com nova exibição do sistema de uso de energia e regeneração da bateria. A multimídia tem 12,3 polegadas e conexão Apple CarPlay e Android Auto sem fio, há um novo sistema de som Bose com nada menos que 19 alto falantes e quatro portas USB e carregador de celular por indução. 

Teste rápido com o Accord Advanced Hybrid 

Há poucos sedãs híbridos à venda no mercado brasileiro e os três volumes não estão mais em alta como há alguns anos atrás. Ele é maior, mais baixo, mais largo e bem mais equipado que a versão oferecida aqui há dois anos. Pena que esteja bem menos potente. 

Mas o novo Accord Advanced Hybrid está mais na condução e mesmo que seja  menos potente, a resposta ao acelerador continua empolgante. Outra mudança a bordo será a suavidade com que o sistema e:HEV aciona os motores do Accord, às vezes em transições imperceptíveis. Na estrada, ele prima bela boa dirigibilidade e boa comunicação da direção, com os pneus e o motor em sinergia com o motorista. 

No modo Sport as respostas ficam mais ágeis e o motor privilegia o desempenho e até mesmo um leve ronco esportivo. Com novos amortecedores e sistemas de suspensão há maior curso para encarar obstáculos durante a viagem. O painel também mostra evoluções com a nova multimídia e o painel digital que se mantém com a mesma interface para quem já é um consumidor Honda. 

Não testamos o sistema Honda Connect desta vez mas fica evidente que até mesmo a conectividade do carro está mais presente do que nunca. Para quem quer espaço, a proposta de um autêntico sedã grande com apelo de eficiência energética e com um produto atualizado o Accord Advanced Hybrid é mesmo um passo à frente. Ele está disponível nas cores prata, branco e preto perolizado com três anos de garantia (oito para a bateria ou 160.000km) pelo valor único de R$ 324,9 mil. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário