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Honda estreia Civic Type R como esportivo de quase 300cv e preço salgado

Versão terá apenas 100 unidades neste ano por R$ 429 mil

Por Marcos Camargo Jr.
Ás

Honda estreia Civic Type R como esportivo de quase 300cv e preço salgado

 

Muito esperado pelos fãs da marca Honda, o Civic Type R estreia no Brasil com pacote inédito. Assim a Honda deixa seu tradicional sedã posicionado apenas com modelos mais caros com o híbrido e agora o esportivo. Contudo, quem quiser comprá-lo terá que “correr”, pois a marca trará apenas 100 unidades no primeiro lote neste ano e o preço está longe de ser acessível. 

O Type R é um dos modelos mais interessantes do Civic e está completando 26 anos de história. Desde que foi lançado na geração EK9 ele sempre teve desempenho e preço singulares na linha. E com esse retorno não seria diferente.

O esportivo tem um design arrojado que favorece a aerodinâmica em todos os sentidos incluindo o câmbio manual que é seu ponto alto. O R7 Autos Carros pode testar o novo Civic Type R, que entrega potência e diversão para quem dirige, no autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, no interior de São Paulo. 

Autoshow Lead – O novo Honda Civic Type R chegou ao Brasil por R$ 429.900 em versão única. Longe de ser um carro acessível ele também terá oferta limitada por aqui. O esportivo tem um desenho arrojado desenvolvido para favorecer a aerodinâmica. O bólido vem equipado com motor 2.0 litro de 297cv e toda a assistência e tecnologia para fazer jus à sua história de 26 anos.

Visualmente, o novo Honda Civic Type R conta com desenho arrojado e feito para gerar downforce e manter sua carroceria firme no chão. Por isso, o bólido conta com grandes entradas de ar na dianteira e difusores e aerofólio na traseira para empurrá-lo para o solo. As rodas são de 19 polegadas exclusivas em preto fosco e conta com aro reverso para conferir mais grip para os pneus Michelin Pilot Sport 4s 265/30ZR, projetados especialmente para o modelo. O pacote não tem qualquer diferença em relação ao modelo oferecido nos EUA e países como o Japão onde ele é produzido na planta de Yorii.

Por dentro, o Honda Civic Type R ganhou um desenho específico para deixá-lo com "cara" de veículo de corrida. Os bancos são esportivos com formato multiangular, conferindo conforto e esportividade. O revestimento é do tipo suede na cor vermelha. Os bancos traseiros também são esportivos embora levar a família para viajar não seja o seu propósito. O painel é parecido com o da versão híbrida, mas o cluster digital tem cor vermelha e layout parecido com carros de corrida, uma vez que mostra o tempo exato de troca de marchas, força G, entre outros. Já o console central tem revestimento em alumínio, caprichos de um Civic exclusivo. 

Conectividade

O novo Honda Civic Type R conta com sistema de conectividade Honda LogR, que estará disponível na central multimídia do carro e, também, no smartphone com sistema Android ou iOS. Essa tecnologia mostra o ângulo de direção, pressão do óleo, posição do pedal da embreagem, temperatura de ar da admissão, entre outros. 

Também é possível registrar no celular dados de medição de voltas com pontuação automáticas, permitindo uma variedade de informações do esportivo. 

O esportivo também conta com o myHonda Connect, assim como em todos os carros da marca. O sistema será fornecido em dois pacotes: o gratuito e o Plus, esse último tem 12 meses de teste grátis.

Coração potente

Sob o capô, o novo Honda Civic Type R vem equipado com motor 2.0 DI DOHC VTEC Turbo, que entrega 297 cv a 6.500 rpm com torque de 42,8 kgfm entre 2.600 e 3.500 rpm. A transmissão é manual de seis velocidades com sistema de engates exclusivos permitindo o controle das marchas com mais agilidade. A marca não divulgou os dados de zero a 100 km/h e a velocidade máxima.

O sistema de escapamento tem pouca curva e conta com válvula de escape ativa que aumenta o ronco do motor 2.0 turbo. Os freios são a disco duplo como em carros de corrida. O bólido ainda conta com os modos de condução +R, Individual, que permite personalizar, Sport e Comfort. 

Equipamentos e medidas

O novo Civic Type R vem equipado com o Honda Sensing, que traz sistema de frenagem para mitigação de colisão, controle de cruzeiro adaptativo, sistema de permanência em faixa, sistema de mitigação de evasão de pista e ajuste automático do farol. O bólido tem 10 airbags, frenagem de emergência, assistente de tração e estabilidade, assistente de partida em subida, entre outros. 

O novo Honda Civic Type R vem equipado com sistema de som Bose com 12 alto-falantes, multimídia de 9 polegadas, ar-condicionado automático de duas zonas, entre outros. O modelo está disponível nas cores Racing Blue Pearl, Rallye Red, Championship White e Crystal Black Pearl.

Como opcional tem alerta de tráfego e monitor de ponto cego, além de acessórios manopla esportiva, soleira iluminada em LED, capa de proteção e tapete com bordas elevadas. Mas para ter esses opcionais o cliente terá que pagar R$ 434.900.

O novo Honda Civic Type R tem 4,59 metros de comprimento, 2,73 metros de entre-eixos, 1,89 metro de largura e 1,40 metro de altura. O porta-malas até que é grande para um esportivo já que tem 410 litros de capacidade.

Na pista

O novo Honda Civic Type R foi projetado para ser divertido ao guiar e ter o máximo possível de um carro de pista nas ruas. Certamente o ponto alto desse modelo é a união perfeita entre câmbio manual de seis marchas com o motor 2.0 DI DOHC VTEC Turbo, que entrega 297 cv a 6.500 rpm com torque de 42,8 kgfm. 

Bem diferente do confortável Civic já fora de linha por aqui (só restou o híbrido), a proposta do Type R está na suspensão ativa, respostas rápidas e máximo controle.

Desta forma, o motorista pode tirar os quase 300cv da potência do esportivo sem que tenha uma transmissão automática atrapalhando, já que é possível esticar as marchas sem nenhuma preocupação. Inclusive, os engates são curtos e ágeis, conferindo ainda mais esportividade. 

O novo Honda Civic Type R conta com suspensão dianteira com eixo duplo na dianteira, amortecedores adaptativos e suspensão traseira multilink, que faz o modelo ser firme nas curvas e, também, nas retas. Embora a tração seja apenas dianteira, o esportivo não deixa a desejar e pode fazer de zero a 100 km/h na casa dos 6 segundos, mas esse número não é oficial, pois a Honda não divulga. Todavia, foi o que conseguimos no teste de zero a 100 km/h na pista. 

Claro, que o novo Honda Civic Type R é ideal para prática de track day. Inclusive, há um sistema de conectividade que permite ver os números do carro em tempo real na tela do smartphone. Contudo, também é possível andar de maneira “mansa”, já que os bancos esportivos entregam conforto para o motorista e passageiro ao lado. Atrás pode levar duas pessoas sem nenhum problema. Por fim, o espaçoso porta-malas comporta pneus para uma volta de track day. 

Vale a pena?
Sim, vale a pena ter um Honda Civic Type R, mesmo que o preço seja um pouco salgado. Vale lembrar que no primeiro lote a marca trará apenas 100 unidades, o que fará ser um esportivo praticamente exclusivo.

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