• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Hospital da Mulher: serviço de atendimento à violência sexual funcionará 24h no Carnaval
Saúde

Hospital da Mulher: serviço de atendimento à violência sexual funcionará 24h no Carnaval

Neste ano, a unidade contará com a presença de representantes do serviço em dois pontos da festa

Por Da Redação
Ás

Hospital da Mulher: serviço de atendimento à violência sexual funcionará 24h no Carnaval

Foto: Reprodução

O Serviço de Atendimento a Mulheres que foram Expostas a violência sexual (Serviço AME) do Hospital da Mulher funcionará 24h também durante o Carnaval de Salvador.  

Neste ano, a unidade contará com a presença de representantes do serviço em dois pontos da festa, um posto no Circuito Dodô (Barra) e e outro no Osmar/Batatinha (Campo Grande e Pelourinho). A iniciativa acontece via Secretaria da Saúde do Estado, em parceria com a Secretaria Estadual de Política para as Mulheres (SPM).

Segundo a diretora médica e coordenadora do AME, Jamile Martins, mulheres e adolescentes a partir de doze anos que passarem por algum tipo de violência sexual no circuito poderão ser encaminhadas ao Serviço, localizado no Largo de Roma, onde receberão toda assistência necessária. 

"Como estratégia pensada para o Carnaval, nosso Whatsapp também funcionará 24h durante o período. Estaremos prontos para tirar dúvidas através do (71) 98350-2942", destacou. 

O Serviço AME dispõe de equipe multiprofissional composta por médicas, enfermeiras, farmacêuticas, assistentes sociais e psicólogas. 

Na unidade, as pacientes podem realizar atendimentos ginecológicos, exames laboratoriais sorológicos, profilaxia para HIV e ISTs, contracepção de emergência e exames médicos, além de acompanhamento psicossocial.

O AME funciona 24h durante todo o ano. As pacientes podem chegar ao Serviço por meio da chamada 'porta aberta', sem necessidade de agendamento prévio, através de órgão judicial e policial, Instituto Médico Legal (IML), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Delegacia Especial de Atenção à Mulher (DEAM), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Central Estadual de Regulação da Bahia (CER-BA). 

Desde a inauguração do Serviço, em 2017, mais de 1.300 mulheres já receberam atendimento na unidade.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário