Ministério da Saúde diz que ivermectina não é eficaz contra a dengue
Em nota, pasta condenou disseminação de fake news
Foto: Agência Brasil/Pedro Ventura
O Ministério da Saúde esclareceu na última terça-feira (6) que a ivermectina não é eficaz contra a dengue, desmentindo boatos disseminados nas redes sociais. O medicamento chegou a ser defendido em meio à pandemia de Covid-19 como parte de um tratamento precoce contra a doença, porém, sem eficácia comprovada.
“Para ficar claro: a ivermectina também não é eficaz em diminuir a carga viral da dengue. O Ministério da Saúde não reconhece qualquer protocolo que inclua o remédio para o tratamento da doença”, alertou o governo federal em nota.
“Disseminação de fake news, principalmente quando se trata de um cenário epidemiológico que pede atenção, é extremamente perigoso”, completou.
Segundo a pasta, o protocolo oficial para dengue prevê que o médico identifique os sintomas a partir de uma pesquisa com o próprio paciente. Em seguida, o profissional pode ou não solicitar exames laboratoriais.
Para os casos leves de dengue, a recomendação é repouso enquanto durar a febre; hidratação; administração de paracetamol ou dipirona em caso de dor ou febre. Na maioria dos casos, há uma cura espontânea depois de 10 dias.