HPV: vírus atinge um em cada três homens no mundo
Infecção é responsável por cerca de 80% dos casos de câncer de colo
Foto: Reprodução/Pixabay
Uma pesquisa realizada por cientistas do Instituto Catalão de Oncologia, na Espanha, revela que o papilomavírus humano (HPV) atinge ao menos um em cada três homens no mundo. Apesar de muito frequente, o vírus também é conhecido como um dos mais cancerígenos, sendo responsável por cerca de 80% dos casos de câncer de colo de útero. A informação é do portal Metrópoles.
Além disso, o HPV está associado a incidências de câncer de vagina, pênis, ânus e orofaringe. A transmissão ocorre por meio do contato direto com a pele ou mucosas infectadas, sendo a via sexual a forma mais comum de contágio. No entanto, é importante ressaltar que existem mais de 50 variantes do HPV, e nem todas estão ligadas ao desenvolvimento de câncer.
“Os HPVs de tipos 6 e 11 são responsáveis por 90% dos casos de verrugas genitais, mas têm baixo risco de se transformarem em câncer. Os de alto risco, que provocam lesões com mais chances de evolução para tumores malignos, são os tipos 16, 18, 31, 33 e 35, detectados em aproximadamente 70% dos casos de câncer desenvolvidos por HPV”, aponta o infectologista Alberto Chebabo, presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).
Nas mulheres, o HPV pode provocar verrugas na vulva, vagina, colo do útero e ânus, além de coceira, manchas nos genitais, ardências e verrugas na língua, garganta, céu da boca e nos lábios. A melhor maneira de prevenir o HPV é por meio da vacinação antes do início da vida sexual. O imunizante pode proteger de quatro ou nove dos tipos mais perigosos do vírus, a depender da fórmula.