IBGE: abastecimento por água da rede avança e serviço de saneamento chega para 86,7% da população na Bahia
Houve um aumento de 7,5 pontos percentuais em relação a 2010
Foto: Reprodução
Entre 2010 e 2022, a Bahia registrou progressos no acesso aos serviços de saneamento básico, com destaque para o abastecimento por ligação com a rede de água, que experimentou o maior crescimento e alcançou a maior parte da população do estado. Em 2022, quase 9 em cada 10 habitantes da Bahia tinham acesso à rede de água em seus domicílios, totalizando 86,7% da população, um aumento de 7,5 pontos percentuais em relação a 2010. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O avanço na Bahia foi considerável e resultou em um aumento da posição do estado no ranking nacional para o acesso à rede de água, passando do 13º para o 12º lugar. No mesmo período, a proporção de pessoas com acesso domiciliar à rede de água no Brasil cresceu de 81,5% para 86,6%.
Os maiores avanços na proporção de população atendida por rede de água na Bahia ocorreram em Rondônia, Acre e Piauí, enquanto apenas Amapá e Distrito Federal viram esse indicador recuar. No entanto, em 2022, apenas 6 dos 27 estados brasileiros tinham pelo menos 90% da população atendida por rede de água, com São Paulo liderando o ranking.
Em Salvador, o abastecimento por rede de água praticamente se universalizou, cobrindo 99,5% da população em 2022. Isso levou a cidade a subir duas posições no ranking das capitais para esse indicador, ficando atrás apenas de Vitória, Belo Horizonte e Curitiba.
Entre 2010 e 2022, a proporção de população atendida por rede de água cresceu em 9 em cada 10 municípios baianos, com Lamarão, Brotas de Macaúbas e Mulungu do Morro apresentando os maiores avanços. No entanto, 30 cidades viram essa proporção diminuir, com Ibiassucê, Canápolis e Barro Alto tendo os recuos mais expressivos.
Em 2022, os municípios da Bahia com maior percentual da população em domicílios ligados à rede de água eram Madre de Deus, Salvador, Irecê, Lauro de Freitas e Boninal, enquanto Maraú, Anagé, Mirante, Caetanos e Campo Alegre de Lourdes estavam no extremo oposto.