IBGE identifica mais 31 mil pessoas vivendo na Terra Yanomami
Força-tarefa durou 23 dias; dados precisos serão divulgados no Censo
Foto: Reprodução/Agência Brasil
O Ministério do Planejamento e Orçamento informou que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) concluiu na última quinta-feira (30) a coleta de dados para o Censo Demográfico junto a população residente na Terra Indígena Yanomami.
Uma força-tarefa realizada pelos recenseadores permitiu contabilizar 31 mil pessoas adicionais em relação aos dados levantados durante a coleta nacional.
Segundo dados preliminares do IBGE, os 31 mil habitantes do território indígena representam cerca de 47% da população Yanomami – um contingente que vive em áreas mais remotas do território. O percentual indica que, no total, cerca de 66 mil indígenas vivem na Terra Indígena Yanomami.
Segundo o Ministério do Planejamento e Orçamento, a operação que durou cerca de 23 dias entrevistou 16.560 Yanomami em aldeias do território de Roraima e outros 10.294 em aldeias no Amazonas.
O levantamento identificou mais de 5 mil indígenas vivendo na Terra Yanomami, porém sem contato direto com pessoas de fora, por isso, a contagem foi feita por helicóptero sem entrevistas.