IBGE inicia nesta segunda (20) a Pesquisa de Entorno dos Domicílios
O objetivo nessa primeira fase é levantar informações via observação sobre a infraestrutura dos espaços urbanos
Foto: Reprodução
O IBGE inicia nesta segunda-feira (20) a Pesquisa de Entorno dos Domicílios, em que supervisores censitários percorrem as ruas brasileiras para conhecer o território. A coleta marca o início das operações urbanas do Censo Demográfico 2022 e antecede a operação da coleta domiciliar, que será feita pelos recenseadores a partir do mês de agosto.
Sem entrevistas, o objetivo nessa primeira fase é levantar informações via observação sobre a infraestrutura dos espaços urbanos, a fim de garantir uma melhor cobertura do Censo.
Baseado em pesquisas internacionais, o levantamento do IBGE qualifica o entorno dos domicílios ao considerar temas como acessibilidade, circulação, equipamentos públicos e meio ambiente. A operação conta com 22.745 agentes censitários que vão percorrer 326.643 setores censitários [unidades territoriais] em todos os 5.570 municípios brasileiros.
Durante a apuração, os agentes vão circular pelas ruas e preencher um questionário com dez quesitos sobre o espaço urbano, como se há iluminação pública na via, calçada, ciclovia e até rampa para cadeirantes. Com as informações, será possível saber quantos municípios possuem iluminação pública adequada, bem como ciclovia, bueiro, entre outras características.
Foram incluídos três novos critérios nesta edição da pesquisa de entorno dos domicílios a fim de obter um melhor aproveitamento dos dados.