Índia suspende emissão de vistos para canadenses
Medida ocorre após Canadá acusar Nova Delhi de estar potencialmente por trás do assassinato de um ativista separatista
Foto: Pixabay
Após o Canadá acusar Nova Delhi de estar potencialmente por trás do assassinato de um ativista separatista Sikh no seu território, a Índia suspendeu os serviços de vistos para cidadãos canadenses. Uma carta às bolsas de valores indianas foi enviada pela empresa responsável pelos pedidos de visto para a Índia no Canadá, BLS International, na quinta-feira (21).
“Devido a motivos operacionais, com efeito imediato, ou seja, 21 de setembro de 2023, os serviços de vistos indianos no Canadá foram suspensos até novo aviso”, dizia a carta, enviada à Bolsa de Valores de Bombaim, à Bolsa de Valores Nacional da Índia e à Bolsa de Valores Metropolitana.
Além do anúncio, foi divulgado um alerta aos indianos no país canadense para que ficassem atentos a “crimes de ódio politicamente tolerados”.
“Recentemente, as ameaças visaram particularmente diplomatas indianos e setores da comunidade indiana que se opõem à agenda anti-Índia”, disse um comunicado divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores da Índia.
O ministério acrescentou que os cidadãos e estudantes indianos devem registar-se no Alto Comissariado da Índia ou nos Consulados Gerais da Índia em Toronto e Vancouver para “conectar-se melhor com os cidadãos indianos no Canadá em caso de qualquer emergência ou incidente indesejável”.