• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Índice Geral de Preços apresenta maior alta em 1 ano e meio com nova pressão de commodities

Índice Geral de Preços apresenta maior alta em 1 ano e meio com nova pressão de commodities

Neste mês, o IGP-10 registrou uma elevação de 0,62%, em comparação com novembro

Por Da Redação
Ás

Índice Geral de Preços apresenta maior alta em 1 ano e meio com nova pressão de commodities

Foto: Agência Brasil/Arquivo

O Índice Geral de Preços-10 (IGP-10) apresentou um aumento mais significativo do que o previsto em dezembro, registrando a taxa mensal mais intensa em um ano e meio, conforme divulgado nesta sexta-feira (15) pela Fundação Getulio Vargas (FGV). A instituição destacou a nova pressão proveniente de commodities importantes.

Neste mês, o IGP-10 registrou uma elevação de 0,62%, em comparação com o avanço de 0,52% observado em novembro. Esse resultado superou significativamente as expectativas da pesquisa da Reuters, que apontava um aumento de 0,48%, representando a variação positiva mais marcante desde junho de 2022 (0,74%).

O índice encerrou o ano com queda acumulada em 12 meses de 3,56%, desacelerando as perdas ante a deflação de 3,81% em novembro. 

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que reflete a variação dos preços no atacado e contribui com 60% do índice total, registrou um aumento de 0,81% em dezembro, comparado ao aumento de 0,60% no mês anterior. No entanto, encerrou o ano de 2023 com uma queda acumulada de 6,02%.

Em contrapartida, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC-10), responsável por 30% do índice geral, apresentou uma desaceleração nos ganhos, atingindo 0,22%, em comparação com 0,39% em novembro. Ao longo do ano, a alta acumulada foi de 3,43%.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário