Inelegível até 2030, Jair Bolsonaro diz que pretende disputar as eleições em 2026
Ex-presidente afirma que a investigação do ocorrido no dia 8 de janeiro é apenas perseguição política
Foto: Carolina Antunes/PR
O ex-presidente da república, Jair Messias Bolsonaro, declarou em entrevista a revista Veja na manhã da terça-feira (29), que pretende disputar as eleições em 2026. No entanto, ele está inelegível até 2030.
Bolsonaro disse que pretende recuperar os direitos políticos para concorrer ao próximo pleito presidencial, e que a decisão de torná-lo inelegível trata-se de "injustiças e perseguições".
Ele declarou que o primeiro passo para conseguir se eleger é convencer mais pessoas da opinião pública a crença de que teria sido injustiçado. “Depois, a alternativa é o Parlamento, uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF), esperar o último momento para registrar a candidatura e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que decida”, afirmou.
Bolsonaro ainda declarou ser o único com chances de vencer as eleições de 2026, apontando que "o resto não tem nome nacional". O ex-presidente ajudou o PL a ser a sigla mais vitoriosa nos municípios com mais de 200 mil habitantes. O partido conquistou quatro capitais, enquanto o adversário, o Partido dos Trabalhadores (PT) ficou com apenas uma.
Sobre a possível acusação do ocorrido no dia 8 de janeiro, Bolsonaro reforçou que trata-se de perseguições e que não tem medo de julgamento, e que a única preocupação é quem irá julgá-lo.