INEP publica microdados do Indicador Criança Alfabetizada

Indicador complementa a divulgação dos resultados feita em julho deste ano pelo MEC

Por Da Redação
Às

INEP publica microdados do Indicador Criança Alfabetizada

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) publicou os microdados do Indicador Criança Alfabetizada nesta terça-feira (12). O indicador complementa a divulgação dos resultados feita em julho deste ano pelo Ministério da Educação (MEC).

O estudo é calculado com base nas avaliações aplicadas pelos estados no âmbito do CNCA (Compromisso Nacional Criança Alfabetizada), com divulgações feitas pelo instituto desde 2024.

Estes microdados estão disponíveis no portal do INEP, permitindo que pesquisadores e gestores tenham acesso aos detalhes e informações coletadas, o que gera análises mais aprofundadas sobre a alfabetização brasileira.

Indicador Criança Alfabetizada

O indicador é formado a partir de um teste, no qual cada estudante responde a 16 itens de múltipla escolha e três de resposta construída, incluindo uma produção textual. Com foco na avaliação de habilidades básicas de leitura e escrita, o padrão nacional de alfabetização foi estabelecido em 743 pontos na escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), pela pesquisa Alfabetiza Brasil, em 2023.

Segundo dados divulgados em julho, o país aumentou o número de crianças de até 7 anos alfabetizadas em 2024. No entanto, não foi o suficiente para atingir a meta de 60% dos alunos na faixa etária definida pelo governo federal.

O MEC indicou que 59,2% dos estudantes do 2º ano do ensino fundamental são capazes de ler e escrever textos simples, ou seja, um aumento de 4,2% em relação a 2023.

O levantamento também mostrou que 11 estados atingiram a meta de 60% de crianças alfabetizadas projetadas para 2024. Foram os estados de Ceará, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso, Piauí, São Paulo, Paraíba, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Sergipe.

No entanto, os estados de Amazonas, Bahia, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul e Rondônia obtiveram desempenho pior do que em 2023. Vale lembrar que o ministério estabeleceu uma meta de que todos os estados alcancem 80% das crianças alfabetizadas até 2030.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário