• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Infecções bacterianas são a segunda principal causa de mortes no mundo, diz estudo
Brasil

Infecções bacterianas são a segunda principal causa de mortes no mundo, diz estudo

O relatório foi publicado na revista científica The Lancet

Por Da Redação
Ás

Infecções bacterianas são a segunda principal causa de mortes no mundo, diz estudo

Foto: Robson Valverde/SES-SC

Um estudo revelou que as infecções de origem bacteriana são a segunda maior causa de mortes no mundo depois dos problemas cardiovasculares. Como destacam cientistas, que selecionaram 30 bactérias comumente envolvidas em infecções e avaliaram quantas mortes estão associadas a elas, o staphylococcus aureus e o pneumococo são as espécies mais letais.

"As mortes associadas a essas bactérias são a segunda principal causa de falecimento no mundo" depois das doenças coronárias, que incluem ataques cardíacos, concluem os autores no relatório publicado na revista científica The Lancet.

Segundo o levantamento, as infecções bacterianas estão ligadas a 7,7 milhões de mortes. Sendo assim, um em cada oito óbitos pode estar ligado a elas. O estudo, que avaliou dados de 2019, integra o Global Burden of Disease, um programa de pesquisa financiado pela Fundação Bill Gates.

Ainda de acordo com os especialistas, as infecções bacterianas são uma "prioridade urgente" na saúde pública. Eles alertam para a necessidade de prevenção de contaminações, no melhor uso de antibióticos para evitar quadros de resistência aos medicamentos e estratégias mais eficazes de vacinação.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.