Inmet: Outono deve trazer chuvas e temperaturas mais baixas no Brasil

Este domingo (20) é o primeiro dia da estação, que vai até 21 de julho

Por Da Redação
Ás

Inmet: Outono deve trazer chuvas e temperaturas mais baixas no Brasil

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o outono, estação que tem início às 12h33 deste domingo (20) deve trazer uma onda de ar frio que deve derrubar as temperaturas no país, além de chuvas em algumas regiões. 

A estação deve durar, em todo o Hemisfério Sul, até o dia 21 de junho. Ela é marcada pela transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco.

No entanto, no semiárido nordestino, por exemplo, as chuvas devem se tornar mais escassas. Já nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, a previsão é de que a estação também traga massas de ar frio, que devem provocar queda das temperaturas.

O Inmet aponta que o Rio de Janeiro e o sul de Minas Gerais receberão muita água e quedas nas temperaturas a partir deste domingo (20). Já até a próxima sexta (25), os maiores volumes de chuva no país serão observados na Região Norte, além de áreas dos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná e Maranhão. 

Em Curitiba (PR), a previsão é de que a temperatura não passe de 18ºC. Já em Porto Alegre (RS), a máxima prevista é de 22ºC, enquanto Florianópolis (SC) deve abrigar temperaturas de até 23ºC.

No Norte e Nordeste do país, o outono pode provocar pancadas de chuva e muitas nuvens. Para Fortaleza (CE), a previsão para este domingo é de um dia nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, com máxima de 29ºC. Já Maceió (AL) deve ter poucas nuvens, com possibilidade de precipitação nos próximos dias.

No Centro-Oeste, Mato Grosso e Goiás devem ter chuvas com acumulado entre 20mm e 30mm no período.

Segundo o Inmet, a população deve ficar atenta aos alertas das Defesas Civis de cada cidade, em razão das chuvas. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário