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INSS conta com atendimentos 75 vezes inferior ao de aposentadorias do Executivo Federal

O órgão possuí um funcionário para 3.100 beneficiários que aguardam na fila

Por Da Redação
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INSS conta com atendimentos 75 vezes inferior ao de aposentadorias do Executivo Federal

Foto: Agência Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) conta com um efetivo 75 vezes inferior à gestão de aposentadorias e benefícios do Executivo federal, segundo um levantamento realizado pelo portal Folha de S.Paulo.

De acordo com os dados, o INSS possuí um funcionário para 3.100 beneficiários da fila de espera enquanto no Executivo Federal, o número é de um atendente para 40 servidores. Um dos principais motivos apontados para a enorme fila de espera de atendimentos é a falta de funcionários.

No último dia 31, o secretário da Previdência social, Rogério Marinho, afirmou que pode levar até seis meses para a fila dos beneficiários diminuir. Ele também informou que para isso, foram contratados cerca de sete mil funcionários, incluindo militares e aposentados.

Cerca de 1,3 milhão de beneficiários do INSS aguardavam, em dezembro do ano passado, mais de 45 dias para ser atendido, que descumpre o prazo limite para resposta.

Já para os servidores públicos, cada órgão possuí um departamento próprio de gestão de pessoas, responsável pela avaliação do requerimento das aposentadorias. 

No total, 15,2 mil funcionários atuam na área dos atendimentos do Executivo federal. Já no INSS, o número é de 23 mil funcionários. O que difere os dois casos, é o tamanho do grupo atendido, revela o levantamento.

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