Inteligência artificial pode ser utilizada para detectar doenças cardíacas através de selfies
Teste chegou a diagnosticar 80% dos casos de doenças cardíacas

Foto: Reprodução/TechMundo
Cientistas do Centro Nacional de Doenças Cardiovasculares de Pequim, na China, desenvolveram um método de detecção de condições cardíacas que, segundo eles, poderia tornar possível a identificação de pacientes em risco utilizando a inteligência artificial e técnicas de deep learning, no qual seria capaz um algoritmo analisar selfies e indicar a presença de possíveis problemas.
De acordo com o vice-diretor da instituição e principal autor do artigo publicado no European Heart Journal, Zhe Zheng, a equipe envolvida espera que a novidade possa ser utilizada para facilitar a vida das pessoas, que precisariam apenas tirar fotos e enviá-las para clínicas antes de marcarem consultas.
No entanto, ele explica que ainda há muito o que fazer para ser concluída, já que o algoritmo requer refinamento e validação externa em outras "populações e etnias", porque a ferramenta procura características faciais específicas, isto incluí afinamento ou desgaste auditivo, rugas, vincos no lóbulo da orelha, etc.
Nos testes, o estudo detectou 80% dos casos de doenças cardíacas com precisão e informou a ausência de condições com taxa de acerto de 61%. Mais de mil pacientes de nove hospitais participaram da avaliação.