• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Inteligência militar não alertou sobre organização de manifestações, diz Lula
Brasil

Inteligência militar não alertou sobre organização de manifestações, diz Lula

A declaração ocorreu nesta quarta-feira (18) durante entrevista

Por Da Redação
Ás

Inteligência militar não alertou sobre organização de manifestações, diz Lula

Foto: Reprodução/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nessa quarta-feira (18), que houve uma falha dos serviços de inteligência do governo que não alertaram sobre os protestos em Brasília no dia 8 de janeiro. A declaração ocorreu durante entrevista à Globonews.

“Aqui nós temos inteligência do Exército, nós temos inteligência do Gabinete de Segurança Institucional [GSI], nós temos inteligência da Marinha, nós temos inteligência da Aeronáutica, ou seja, a verdade é que nenhuma dessas inteligências serviu para avisar ao presidente da República que poderia ter acontecido isso”, afirmou.

“Se eu soubesse, na sexta-feira, que viriam 8 mil pessoas aqui, eu não teria saído de Brasília. Eu não teria. Eu saí porque estava tudo muito tranquilo, até porque a gente estava vivendo ainda a alegria da posse”, destacou o Chefe do Executivo.

Em sua declaração, Lula ressaltou ter a impressão de estar havendo uma tentativa efetiva de golpe de Estado no país ao observar a invasão do Palácio do Planalto, das sedes do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF). Naquele dia, ele assistiu aos desdobramentos das ações da cidade de Araraquara (SP).

“Eu fui ficando irritado porque não era possível a facilidade com que as pessoas invadiram o Palácio do Presidente da República, e, na verdade, eles não quebraram para entrar, eles entraram porque a porta estava aberta, alguém de dentro do Palácio abriu a porta para eles, só pode ter sido, houve conivência de alguém que estava aqui dentro”, afirmou.

O presidente ainda relembrou do apoio que recebeu de governadores que foram à Brasília. “Eles perceberam que houve uma reação, imediatamente eu sou agradecido aos governadores que vieram a Brasília prestar solidariedade, imediatamente a gente se juntou e a gente percebeu que tínhamos que trabalhar juntos, Legislativo, Executivo e Judiciário”.

Segundo Lula, todas as pessoas que estiverem envolvidas nos protestos serão investigadas. Além disso, ele fez questão de acusar a Segurança Pública de Brasília, especialmente a Polícia Militar do Distrito Federal, pelo que chamou de “negligência” na garantia de proteção aos prédios da República.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário