Invasões em Brasília aumentaram a harmonia entre os Três Poderes, diz Rosa Weber
Em discurso, presidente do STF afirmou também que ataques não conseguiram abalar a democracia

Foto: Carlos Moura/SCO/STF
A ministra Rosa Weber, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), disse nesta quarta-feira (8), na abertura da sessão, que as invasões contra as sedes do Executivo, do Legislativo e do Judiciário, em Brasília, aumentaram a solidariedade e a harmonia entre os três poderes.
"Longe de enfraquecer nossa democracia constitucional, [o ataque] veio a conferir, a mercê da solidariedade imediata de todos, maior intensidade ao convívio necessariamente harmonioso, exigido pelo próprio texto constitucional, entre os poderes do Estado", disse a ministra, em discurso para lembrar as invasões do dia 8, que completam um mês nesta quarta.
Para a ministra, os atos vândalos e golpistas fortaleceram na sociedade a noção da importância da democracia. "Restou fortalecida a comunhão nacional em torno do princípio nuclear inderrogável que privilegia e consagra entre nós a democracia, que não pode, em absoluto, sofrer qualquer transgressão", declarou Weber.
Punições
A ministra disse ainda que o STF vai continuar vigilante na defesa da democracia e que os responsáveis pelos atos golpistas serão punidos.
O Judiciário, de acordo com ela, vai se empenhar em "ações destinadas a reparar os danos causados ao patrimônio e a promover a responsabilização" dos criminosos.
"Em 2023, o STF, sempre com respeito aos poderes, continuará vigilante na defesa da Constituição e integridade do regime democrático. A defesa diuturna e intransigente da Constituição", completou.