IPCA: veja os itens que mais subiram e os que mais caíram em 2023

Morango foi o item com alta mais acentuada; óleo de soja ocupa o lado oposto da tabela

Por Da Redação
Ás

IPCA: veja os itens que mais subiram e os que mais caíram em 2023

Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

O morango, que, em 2023, registrou um aumento de 75,56% no preço, foi o item com a alta mais acentuada no ano. Mas além dele, outros alimentos também apresentaram um encarecimento expressivo, a exemplo do pepino, da abobrinha, da tangerina e da cenoura. Os dados foram divulgados, nesta quinta-feira (11), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

No caso do pepino, o fruto aparece em segundo lugar na lista, com alta de 54,43%. Já as passagens aéreas ocupam o terceiro lugar, com alta de 47,24%. Completam o Top 5 a abobrinha, com 44,91% e a Tangerina, com aumento de 43,06%.

Quedas

Na outra ponta da tabela estão as principais quedas do ano e a presença majoritária dos itens do grupo de Alimentos. Mesmo com uma leve alta de 1,03%, a Alimentação no Domicílio ficou mais barata em 2023%, com queda de 0,52%.

Entre as principais quedas estão o óleo de soja (-28%); cebola (-25,32%), que no ano anterior registrou a maior alta do IPCA, em 130,14%; e o abacate (-22,71%). Seguindo a lista dos itens com as maiores quedas está o leite condensado, com -13,59%, após estar entre as maiores altas de 2022.

Também chama atenção a queda significativa nos preços das carnes, que acumularam uma redução de 9,35% no ano. Alguns subitens, como filé mignon e picanha, estão entre os produtos que mais baratearam no período.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário