Irã acusa Israel por ataque contra instalação nuclear
País diz ter sido alvo de um ato de 'terrorismo antinuclear' e prometeu 'vingança'

Foto: Reprodução/Planet Labs Inc.
O Irã acusou Israel nesta segunda-feira (12) de estar por trás do ataque contra o complexo nuclear de Natanz e prometeu se vingar. A imprensa local apontou Mossad como o responsável pelo ciberataque.
O incidente ocorreu um dia após o Irã acionar novas centrífugas no complexo Chahid-Ahmadi-Rochan de Natanz, apesar de a ampliação da capacidade nuclear ser proibida pelo acordo firmado em 2015.
“A resposta para Natanz é se vingar de Israel”, afirmou Khatibzadeh. “Israel receberá sua resposta por seu próprio caminho", disse o porta-voz iraniano sem detalhar a ameaça.
A Organização de Energia Atômica Iraniana afirmou que o "terrorismo antinuclear" não deixou vítimas nem contaminação. Mas sobre os danos materiais causados pelo ataque, Khatibzadeh afirmou que ainda "É preciso inspecionar cada centrífuga para ter um balanço dos danos".
O ministro das Relações Exteriores iraniano, Mohammad Javad Zarif, afirmou que o complexo nuclear será reconstruído com máquinas mais avançadas. "Os sionistas [Israel] queriam se vingar do povo iraniano", afirmou Zarif. "Nos vingaremos dessa ação".