Irã emite mandado de prisão de Trump pela morte de Soleimani e pede ajuda à Interpol, diz TV
Promotor iraniano afirmou ter denunciado presidente dos EUA e mais 30 pessoas do governo
Foto: Reprodução/ La Reppublica
O Irã emitiu um mandado de prisão para o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pelo ataque que matou o general Soleimani e outras pessoas em janeiro deste ano. O governo iraniano ainda acionou a Interpol para ajudar a cumprir a ordem judicial. A informação é da TV Al Jazeera.
Em janeiro, Trump enviou drones para atacar uma região próxima ao aeroporto internacional de Bagdá, no Iraque, onde matou Qassem Soleimani, uma das principais personalidades militares do Irã.
O promotor iraniano Ali Alqasimehr afirmou que Trump e mais 30 pessoas do governo norte-americano estão sob acusação de "assassinato e terrorismo". Porém, não há informações sobre as outras três dezenas de pessoas da qual ele citou que vai processar, mas Ali afirmou que o presidente dos EUA será buscado mesmo que sua presidência acabe.
A Interpol foi procurada pela Al Jazeera, mas ainda não comentou o mandado. O promotor também teria pedido um "alerta vermelho" no caso, o mais urgente da Interpol. No entanto, as chances da Interpol ajudar no caso são baixas porque há uma proibição de que a polícia internacional haja com intervenções na política de outro país.