"Isso jamais teria acontecido sob o meu governo", diz Jair Bolsonaro sobre as taxas de 50% de Trump
Ex-presidente emite nota em publicação nas redes sociais; confira

Foto: Isac Nóbrega/PR
Em declaração pública, Jair Bolsonaro afirmou que a "caça às bruxas" mencionada por Donald Trump também se reflete no Brasil. A declaração foi feita por meio de uma nota publicada nas redes sociais na noite desta quinta-feira (10). O posicionamento de Bolsonaro ocorre em resposta à carta enviada pelo presidente dos Estados Unidos ao Brasil, na qual Trump comunica a imposição de novas tarifas de 50%.
• "O Brasil não aceitará ser tutelado por ninguém", afirma Lula em resposta às taxas de 50% de Trump
• Trump anuncia taxas de 50% sobre produtos importados do Brasil
No texto, Bolsonaro afirma também que "a medida é resultado direto do afastamento do Brasil dos seus compromissos históricos com a liberdade, o Estado de Direito e os valores que sempre sustentaram nossa relação com o mundo livre".
"Isso jamais teria acontecido sob o meu governo", reforçou.
Confira abaixo a nota do ex-presidente:
Recebi com senso de responsabilidade a notícia da carta enviada pelo presidente Donald J. Trump ao governo brasileiro, comunicando e justificando o aumento tarifário de produtos brasileiros. Deixo claro meu respeito e admiração pelo Governo dos Estados Unidos.
A medida é resultado direto do afastamento do Brasil dos seus compromissos históricos com a liberdade, o Estado de Direito e os valores que sempre sustentaram nossa relação com o mundo livre. Isso jamais teria acontecido sob o meu governo.
Essa caça às bruxas - termo usado pelo próprio presidente Trump - não é apenas contra mim. É contra milhões de brasileiros que lutam por liberdade e se recusam a viver sob a sombra do autoritarismo. O que está em jogo é a liberdade de expressão, de imprensa, de consciência e de participação política. Conheço a firmeza e a coragem de Donald Trump na defesa desses princípios.
O Brasil caminha rapidamente para o isolamento e a vergonha internacional. A escalada de abusos, censura e perseguição política precisam parar. O alerta foi dado, e não há mais espaço para omissões.
Peço aos Poderes que ajam com urgência apresentando medidas para resgatar a normalidade institucional. Ainda é possível salvar o Brasil.
LEIA MAIS:
• Entenda como tarifaço de 50% de Trump pode impactar nas exportações de carne do Brasil aos EUA
• Vídeo: Bolsonaro deve 'assumir responsabilidade' de tarifas de Trump contra o Brasil, diz Lula
• Vídeo: "Se ele vai cobrar 50% de nós, vamos cobrar 50% dele", diz Lula sobre tarifaço de Trump
• Ministro diz que governo Lula responderá ao tarifaço de Trump, mas não antes de agosto
• Vídeo: Deputados criticam tarifaço de Trump e condenam uso político da economia