Itália anuncia tochas das Olimpíadas e Paralimpíadas de Inverno de 2026; confira
Composição de objetos tem design minimalista e materiais recicláveis

Foto: Divulgação
O Comitê Organizador de Milão-Cortina d'Ampezzo anunciou as tochas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno de 2026 nesta segunda-feira (14). Nomeados de "Essential", os objetos possuem um design minimalista, com inspirações na escola italiana, além da composição de materiais recicláveis.
Segundo os criadores, a ideia é dar ênfase à chama central e passar uma mensagem sustentável. O nome da tocha simboliza a força, determinação e habilidade dos atletas em favor da integração no mundo esportivo.
Enquanto as tochas das Olimpíadas de Inverno utilizam cores com paletas puxadas para o verde e azul, as das Paralimpíadas usam tons de bronze. Ambos os objetos pesam um quilo e apresentam um design aberto, para a visualização da tecnologia de geração da chama no interior.
A chama olímpica será acesa em Olímpia, na Grécia, no dia 26 de novembro. Depois, será levada até Atenas. Por fim, no dia 6 de dezembro, o revezamento chegará à Itália, onde iniciará uma jornada de 63 dias e 12 mil quilômetros.
No total, 10.001 pessoas vão carregar as tochas, com o ponto final do revezamento definido no Estádio San Siro, em Milão, na data da cerimônia de abertura das Olimpíadas de Inverno do próximo ano, marcado para 6 de fevereiro.
As Olimpíadas de Inverno de Milão-Cortina d'Ampezzo estão previstas para os dias 6 e 22 de fevereiro de 2026. Depois deste evento, as disputas das Paralimpíadas ocorrerão de 6 a 15 de março.
LEIA MAIS:
Boxe é confirmado com nova associação nas Olimpíadas de 2028; confira
Ex-nadadora é eleita primeira mulher a comandar o Comitê Olímpico Internacional
Zion ganha medalha inédita em Jogos Olímpicos de Inverno