Itamaraty agradece por 'apoio e solidariedade' internacional após atentado em Brasília
Ministério das Relações Exteriores chamou atos de golpistas
Foto: Agência Brasil
O Itamaraty agradeceu nesta segunda-feira (9), em nota, as "inúmeras manifestações de apoio e solidariedade" da comunidade internacional após o atentado contra os prédios dos Três Poderes, em Brasília, no domingo (8). Referindo-se à violência cometida pelos manifestantes como "golpista", o Ministério das Relações Exteriores afirmou que o "Estado e suas instituições democráticas saberão, mais uma vez, dar respostas à altura da gravidade dos crimes cometidos".
"O Ministério das Relações Exteriores agradece e registra as inúmeras manifestações de apoio e solidariedade da comunidade internacional, pelos mais diversos canais, diante da violência golpista registrada (..) em Brasília", diz a nota do órgão comandado pelo chanceler Mauro Vieira.
A comunidade internacional classificou a invasão em Brasília como “ataque à democracia". Estados Unidos, China, Rússia, Reino Unido, Argentina, Venezuela, Cuba e Nicarágua foram alguns dos países que se solidarizaram com o país. O ministério das Relações Exteriores afirmou que o “Estado brasileiro e suas instituições democráticas saberão, mais uma vez, dar respostas à altura da gravidade dos crimes cometidos” e que o “governo brasileiro e o Itamaraty seguirão, com determinação, defendendo e atuando de acordo com os preceitos da Constituição de 1988, sob a qual o País registra o mais longo período de convivência democrática em sua história republicana”.