Mundo

Itamaraty espera auditoria rigorosa em eleição boliviana

Missão da OEA já iniciou os trabalhos de auditoria

Por Da Redação
Ás

Itamaraty espera auditoria rigorosa em eleição boliviana

Foto: Agência Brasil

O Itamaraty divulgou uma nota falando que o governo brasileiro tem expectativa de que a auditoria do processo eleitoral na Bolívia, iniciada nesta quinta-feira (31), dê resultados. "Produzirá resultados sérios e rigorosos sobre a legitimidade do pleito, de caráter vinculante para as partes envolvidas, com o objetivo de que seja respeitado o soberano desejo do povo boliviano na escolha de seus dirigentes", afirmou.

A auditoria será feita por uma missão da Organização dos Estados Americanos (OEA), composta de 30 especialistas de diversos países. A missão deve levar, no máximo, 12 dias para concluir seu trabalho. O objetivo é verificar se houve manipulação de dados e fraude em favor do partido Movimento ao Socialismo (MAS), do atual presidente Evo Morales.

No documento, o Itamaraty diz que o Brasil reitera que o governo brasileiro tem acompanhado com preocupação todos os desdobramentos relacionados às eleições gerais da Bolívia, realizadas em 20 de outubro . Por isso, acrescenta, o Brasil apoia a realização de "um processo eleitoral democrático, transparente, justo e livre, que honre a vontade soberana do povo boliviano."     

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.