Jair Bolsonaro deve se ausentar da abertura do julgamento da trama golpista, diz interlocutores do ex-presidente
Julgamento acontecerá nesta terça-feira (2), na Primeira Turma do STF

Foto: Ton Molina/STF
O ex-presidente Jair Bolsonaro deve se ausentar da abertura do julgamento da trama golpista, nesta terça-feira (2), na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), segundo informações divulgadas pelo g1.
De acordo com a Procuradoria-Geral da República (PGR), Bolsonaro é apontado como suposto líder de uma organização criminosa que teria tentado impedir a posse do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após as eleições de 2022.
O julgamento contará com a presença de 501 jornalistas de diversos veículos de imprensa, além de 3.357 pessoas do público.
Trama golpista
O presidente da Primeira Turma do STF, ministro Cristiano Zanin, definiu as datas do julgamento que pode condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete aliados pela trama golpista que tentou reverter o resultado das eleições de 2022.
As sessões ocorrerão nos dias 2, 3, 9, 10 e 12 de setembro. Bolsonaro será o primeiro a ser julgado.
Além da trama golpista, o ex-presidente também é acusado do outros quatro crimes no processo. Somados, Jair Messias Bolsonaro pode receber uma pena de 43 anos de em regime fechado.
LEIA MAIS:
• Vídeo: Cezar Leite critica julgamento de Bolsonaro no STF e compara a práticas do regime nazista: “Me diga quem é o sujeito e eu direi o crime”
• Julgamento de Bolsonaro e outros 7 réus da trama golpista no STF terá presença de 501 jornalistas
• Defesa de Bolsonaro indica nove advogados para julgamento no STF
• Trama golpista: saiba como será o julgamento de Bolsonaro e aliados no STF
• Zanin marca para 2 de setembro julgamento de Bolsonaro no STF por trama golpista