Jerônimo comenta sobre reeleição, segurança pública e chuvas na Bahia durante a Lavagem do Bonfim
Segundo governador, decisões para o pleito de 2026 ainda estão na mesa de negociações
Foto: Matheus Landim/GOVBA
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), esteve presente durante os festejos da Lavagem do Bonfim, nesta quinta-feira (16). Em encontro com os jornalistas, o gestor disse que apesar da reeleição em 2026 ser o caminho natural, o futuro político ainda está em negociação.
Entre os planos do PT, está o de concorrer o pleito com uma chapa compostas por grandes nomes: Jerônimo, o senador Jaques Wagner e o ministro da Casa Civil Rui Costa. O governador não comentou sobre o trio, mas disse que é preciso se debruçar sobre a composição.
“Nós somos o grupo da conversa. Todo mundo acompanhou quando [Jaques] Wagner era governador, como ele tratava os aliados. Ninguém foi jogado para fora, todo mundo foi acolhido. A gente não destrata partidos, nem as pessoas. Nós vamos conversar, tem interesse de todas as formas, é natural a minha candidatura, mas temos que conversar. Eu espero que a gente possa resolver o pacote inteiro. Nós temos uma chapa majoritária, inclusive com vagas e espaços na suplência de Senado e eu tenho certeza que a gente vai conseguir achar uma saída amadurecida, tem espaço para construirmos isso”, declarou.
Chuvas na Bahia
O interior da Bahia vive um momento crítico devido às fortes chuvas que atingem o estado. Os temporais atingiram mais de 65 municípios e obrigaram 1,1 mil pessoas a deixarem suas casas.
Ao todo, quatro cidades decretaram estado de emergência: Poções, Jaguaquara, Maiquinique e Itajuípe – esta última com 200 pessoas desalojadas e 180 desabrigadas, após o rio que corta a cidade alagar povoados.
Segundo Jerônimo, que vai para Itajuípe ainda nesta quinta, o governo do estado conta com o apoio de ministérios na situação. “Vou para Itajuípe levar minha solidariedade. Tenho recebido municípios com machucadões nas áreas vicinais, então me reuni com Waldez [ Góes, Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional do Brasil], com Rui Costa, com Welligton Dias [Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil], tudo pronto estamos com o apoio federal”.
Segurança Pública
Jerônimo comentou ainda sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, criada com o objetivo de aperfeiçoar o sistema de segurança pública no Brasil. O assunto é importante para o estado, que vive um momento delicado do tema desde 2023.
Segundo o governador, houve reuniões com o presidente Lula (PT) e o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, para captação de recursos. Ele ainda celebrou a marca de uma semana sem crimes na cidade de Jequié, a terceira mais violenta do país, localizada no sudoeste da Bahia.
“Participamos buscando a mão amiga da União para fortalecer nossas ações. A gente tem feito concursos, contratado pessoas, capacitando. Temos feito, temos segurado. Essa semana teve a operação em Jequié, e estamos há uma semana sem nenhuma situação de anormalidade. Então a luta contra o crime organizado é muito intensa, mas nós vamos vencer essa, tenho certeza”, declarou.