Joe Biden financiou eleição de Lula sobre Bolsonaro no Brasil, diz Elon Musk

Assessor do governo de Trump se pronunciou em resposta ao senador americano Mike Lee

Por Da Redação
Ás

Joe Biden financiou eleição de Lula sobre Bolsonaro no Brasil, diz Elon Musk

Foto: Reprodução/YouTube e Ricardo Stuckert/PR

O assessor do governo de Donald Trump, Elon Musk disse na quarta-feira (12), no perfil da rede social X, que o governo do ex-presidente americano Joe Biden financiou a vitória do presidente da República Luis Inácio Lula da Silva (PT) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2022 no Brasil.

A declaração do bilionário foi feita em resposta ao senador republicano Mike Lee (Utah), em reunião com o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

"Se o governo dos EUA tivesse financiado a derrota de Bolsonaro por Lula, isso te incomodaria? Eu ficaria lívido. Quem está comigo nessa?", publicou o senador americano.

Com isso, o dono do X respondeu: "Bem, o 'deep state' dos EUA fez exatamente isso", termo comumente usado entre conspiracionistas para se referir à existência de uma ajuda paralela do governo americano que operaria à revelia dos governantes eleitos.

Em 2024, o bilionário havia dito que Lula perderia a eleição em 2026 e declarou guerra a Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), pelas ordens judiciais da Corte que resultaram na queda de perfis no âmbito de inquéritos contra Bolsonaro e, posteriormente, pela suspensão temporária da rede social de Musk no Brasil.

O pronunciamento de Musk, que comanda o Departamento de Eficiência Governamental, ocorre dois dias depois de Eduardo Bolsonaro se reunir com Lee e outros congressistas aliados do presidente dos Estados Unidos, com objetivo de coletar informações sobre a interferência do país norte-americano nas Eleições do Brasil em 2022.

A ida de Eduardo ao solo estadunidense é uma viagem estratégica que visa consolidar um clima favorável para pautar a anistia aos golpistas do 8 de janeiro no Congresso, projeto que, se aprovado, pode favorecer Jair Bolsonaro para se tornar elegível em 2026.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.