Joe Biden não consegue crescer nas pesquisas de intenção de voto após convenção
Biden mantém vantagem de sete pontos percentuais sobre Donald Trump
Foto: Getty Images
De acordo com a pesquisa nacional Reuters/Ipsos divulgada nesta quarta-feira (26), o candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, não conseguiu alavancar os números de intenção de voto na semana passada. A pesquisa aponta ainda que, mesmo assim, Biden manteve a vantagem de sete pontos percentuais sobre Donald Trump.
Para realizar o levantamento, a Reuters ouviu, pela internet, 4.320 americanos entre os dias 19 e 25 de agosto. Os resultados indicam que Joe Biden tem o apoio de 47% dos entrevistados, enquanto o atual presidente dos EUA, Donald Trump, fica com 40%, com uma medida de precisão entre 2 e 5 pontos percentuais. Nos EUA, a população não vota diretamente para presidente, e o resultado final depende do que for decidido nos estados.
Ainda segundo a Reuters, tanto Hillary Cliton, candidata democrata às eleições de 2016, quanto Donald Trump tiveram um crescimento de 4 pontos percentuais depois das convenções de seus partidos naquele ano. Porém, as convenções de 2020 tiveram que ser adiadas para o final do ano eleitoral e foram realizadas de forma online em decorrência da pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.
Negros
Após indicar a senadora Kamala Harris para compor a chapa como candidata à vice-presidência, Joe Biden viu seu apoio entre os negros crescer 6 pontos percentuais. Agora, 71% dos 488 afro-americanos entrevistados afirmaram que votarão na chapa democrata, enquanto 9% pretende apoiar a reeleição de Donald Trump.