José Batista Júnior é empossado desembargador titular do TRE-BA
O mandato é de dois anos
Foto: Divulgação
O mais novo membro do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) foi empossado na tarde desta segunda-feira (24) em uma cerimônia híbrida, transmitida ao vivo pelo canal do TRE baiano no YouTube. Nomeado pela Presidência da República, na vaga destinada à advocacia, José Batista Santana Júnior cumprirá biênio como desembargador eleitoral titular até 2024. Antes de assumir a titularidade do cargo, o desembargador eleitoral atuou como substituto por duas vezes, tendo sido empossado pela primeira vez na Corte Eleitoral baiana em dezembro de 2018.
Em seu discurso de posse, José Batista de Santana Júnior afirmou que, como desembargador eleitoral substituto, pôde confirmar a importância de um julgador, “ainda mais nessa casa, onde questões de grande repercussão para os municípios e para os cidadãos desse estado são discutidas". Ele prometeu exercer o cargo com independência, de forma a fortalecer a credibilidade da Justiça Eleitoral.
Ainda em seu discurso, o novo membro titular do TRE da Bahia ponderou que o ano de 2022 trará grandes desafios para a Justiça Eleitoral, com realização das eleições gerais para presidente da República, governadores, deputados e senadores. “Sei que muita dedicação será exigida de cada um de nós. Saibam que sempre estarei atento aos prazos, seja no quesito do registro das candidaturas, nas questões atinentes à propaganda eleitoral ou no julgamento de outras ações que possam ser propostas no período eleitoral, sempre zelando pela boa imagem desta Corte Regional”.
O presidente do TRE-BA, desembargador Roberto Maynard Frank, declarou na solenidade que a Justiça Eleitoral precisará de juízes proativos. “E vossa excelência já deixou essa marca quando saiu daqui exercendo a função de juiz substituto e deixou o gabinete com zero processos”, declarou o presidente do Eleitoral baiano.