José Mauro Coelho é eleito novo presidente da Petrobras
A assembleia também aprovou como presidente do novo Conselho, Márcio Andrade Weber
Foto: Reprodução/Petronoticias
O Conselho de Administração da Petrobras elegeu, em reunião nesta quinta-feira (14), o engenheiro químico industrial José Mauro Coelho como novo presidente da estatal. Até o momento, não foi divulgado um comunicado oficial pela empresa, mas um convite para a posse de Coelho já foi publicado no site da empresa.
O engenheiro foi eleito membro do Conselho de Administração na última quarta-feira (13), que serviu como último requisito para a avaliação de sua indicação, feita por Bolsonaro após a crise aberta com a desistência de dois indicados anteriormente.
Ferreira Coelho atuou, até outubro do ano passado, como secretario de Petróleo, Gás Natural e combustíveis do Ministério de Minas e Energia. Além disso, foi presidente do conselho de administração da da Pré-Sal Petróleo (PPSA).
A assembleia também aprovou como presidente do novo Conselho, Márcio Andrade Weber, que é engenheiro civil formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com especialização em engenharia de petróleo.
O nome escolhido por Bolsonaro para presidir a estatal será o substituto do general Joaquim Silva e Luna, demitido pelo presidente no fim de março. Após a decisão, o militar defendeu a gestão à frente da estatal e as decisões adotadas, alvo de críticas por parte do governo em razão dos sucessivos repasses de aumentos dos combustíveis ao consumidor.
O chefe do Executivo tem realizado constantes críticas a política de preços adotada pela Petrobras e os Preços de Paridade de Importação. Os aumentos recentes dos preços dos combustíveis e a demora na diminuição do preço da gasolina e do diesel, geram desgaste para o governo e podem prejudicar a campanha eleitoral do presidente pela reeleição, nas eleições que ocorrem em outubro deste ano.