• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Juiz decreta extinção de punibilidade de advogado acusado de difamação contra desembargadora
Bahia

Juiz decreta extinção de punibilidade de advogado acusado de difamação contra desembargadora

Réu se retrata em audiência de instrução e acusação é encerrada

Por Da Redação
Ás

Juiz decreta extinção de punibilidade de advogado acusado de difamação contra desembargadora

Foto: Pexels

O juiz federal Fábio Moreira Ramiro, da 2ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária da Bahia, decretou a extinção da punibilidade de um advogado acusado de difamação contra uma desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-5ª). A decisão ocorreu após a retratação do réu, Elias Farah Júnior, durante uma audiência de instrução.

A acusação foi feita pela desembargadora Luíza Aparecida Oliveira Lomba, que alegou que o advogado, representante da Orient Relógios da Amazônia Ltda., havia ofendido sua honra ao insinuar seu envolvimento em um esquema investigado pela Operação "Injusta Causa". O episódio ocorreu nas razões de um Recurso de Revista de um processo trabalhista.

Segundo informações dos autos, a ofensa à honra da desembargadora ocorreu quando o réu levantou dúvidas sobre a idoneidade e o motivo do pedido de vista feito por ela durante o julgamento do processo, sugerindo que isso teria relação com o esquema investigado.

Ao longo do processo, foram realizadas três audiências. Na primeira, tentativas de acordo e transação penal foram frustradas. Em seguida, o Juízo da 2ª Vara Federal Criminal admitiu o ingresso da representante da OAB/BA como assistente da defesa do acusado. Nessa etapa, foram ouvidas testemunhas indicadas tanto pela acusação quanto pela defesa.

A terceira e última audiência ocorreu em 10 de fevereiro de 2023, na qual o réu foi interrogado e, ao final, retratou-se da ofensa proferida à desembargadora Luíza Lomba, retirando o que havia dito na petição do processo. Ele justificou que a informação sobre o suposto envolvimento da magistrada lhe foi fornecida por outro advogado que atuava nos autos e que ele sequer conhecia a desembargadora.

Com a retratação do réu, o juiz determinou a extinção da punibilidade, encerrando a acusação de difamação contra o advogado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.