• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Justiça do DF nega pedido de deputados contra indicação de Zanin ao STF por Lula
Brasil

Justiça do DF nega pedido de deputados contra indicação de Zanin ao STF por Lula

Solicitação foi feita por Nikolas Ferreira (PL-MG) e Alexandre Ramagem (PL-RJ)

Por Da Redação
Ás

Justiça do DF nega pedido de deputados contra indicação de Zanin ao STF por Lula

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A Justiça do Distrito Federal negou o pedido feito pelos deputados federais Nikolas Ferreira (PL-MG) e Alexandre Ramagem (PL-RJ), contra a indicação do advogado Cristiano Zanin ao Supremo Tribunal Federal (STF) feita pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os parlamentares solicitaram a suspensão da indicação, alegando que Lula teria cometido desvio de finalidade ao escolher o ex-advogado para ocupar a vaga deixada por Ricardo Lewandowski.

No entanto, o juiz Rolando Valcir Spanholo, substituto na 20ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal, afirmou que a Constituição não define uma regra específica sobre a competência para iniciar o procedimento de escolha. O magistrado também destacou que não existem critérios de inabilitação que impeçam a indicação de Zanin ao STF, ressaltando que essa lacuna normativa constitucional não se aplica aos demais tribunais.

Spanholo ainda afirmou que a competência para aprovar ou rejeitar as indicações ao STF cabe ao Senado, e que isso não se altera pelo fato de o presidente da República ter uma relação pessoal e profissional próxima com o advogado Cristiano Zanin Martins.

O juiz destacou: "Não há margem constitucional para se interpretar como inválida a solução técnica que, conforme demonstrado, vem sendo aplicada em nosso país há mais de um século."

Por vez, Lula manifestou apoio à indicação de Zanin, afirmando que o advogado será um "grande ministro". A indicação foi feita na semana passada, e se Zanin for aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e pelo plenário do Senado, ele permanecerá no STF até 2050, quando completará 75 anos.

Durante um evento no Itamaraty, Lula elogiou as qualidades, formação, trajetória e competência de Zanin, expressando a convicção de que o Brasil se orgulhará do advogado indicado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.