Eleições

Kleber Rosa ultrapassa Geraldo Júnior em disputa pela Prefeitura de Salvador

Candidato garantiu o melhor resultado da história do Psol na capital baiana

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Kleber Rosa ultrapassa Geraldo Júnior em disputa pela Prefeitura de Salvador

Foto: Reprodução/TV Bahia

O candidato Kleber Rosa (PSOL) ultrapassou Geraldo Júnior (MDB), atual vice-governador da Bahia, e assegurou o segundo lugar nas eleições municipais de Salvador. 

Ao lado da vice Dona Mira, Kleber conquistou 10,43% dos votos válidos, o que corresponde a 138.391 votos, enquanto Geraldo ficou com 10,33%, sendo 137. 090 votos, menos de 1% de diferença. Este foi o melhor resultado da história do Psol na disputa pela Prefeitura de Salvador. 

O desfecho não era esperado nas pesquisas de opinião realizadas ao longo da campanha eleitoral, que apontavam o emedebista à frente de Kleber, apesar de mostrar um crescimento significativo do candidato esquerdista. 

No dia anterior à votação, a pesquisa Quaest apontava Geraldo Júnior com 15%, e Kleber Rosa (Psol) com 10%, com margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, o que indica empate técnico.

Neste domingo (6), antes da divulgação dos resultados, Kleber atribui o crescimento nas intenções de voto ao foco no projeto popular e garantia da dignidade.

“Sensação de dever cumprido, nossa campanha cresceu e a gente cumpriu aquilo que pretendia. A campanha se tornou gigante, não é mais nossa, é do povo e estamos confiantes que saímos em segundo lugar nesse primeiro turno”, disse o candidato momentos depois de votar.

Geraldo Júnior encabeçou a coligação "Salvador Pra Toda Gente", composta por 10 partidos. Além do MDB, as legendas PSD, PSB, Avante, Podemos, Solidariedade, Agir e a federação PT, PCdoB e PV integraram o grupo. 

Bruno Reis reeleito

O atual prefeito da capital baiana, Bruno Reis (União Brasil) foi reeleito com 74,03% das urnas apuradas, às 18h44, já era possível consolidar a vitória dele em primeiro turno. Ele governará a capital baiana ao lado da vice-prefeita Ana Paula Matos (PDT) em mais um mandato de quatro anos.

Bruno Reis nasceu em Petrolina (PE), tem 47 anos, é casado, pai de quatro filhos e advogado, com pós-graduação em Gestão Pública e mestrado em Desenvolvimento e Gestão Social. Sucessor de ACM Neto, venceu a eleição para a prefeitura de Salvador em 2020, no primeiro turno, com 779.408 votos.

Já vice-prefeita Ana Paula Matos nasceu em Salvador, tem 46 anos, é advogada e também casada. Ambos fazem parte da coligação “Salvador não pode parar”, composta pelos partidos DEM, PDT, MDB, Republicanos, Solidariedade, Cidadania, PL, PSL, PSC, Patriota, PSDB, PV, DC, PMN e PTB.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário