Laboratórios particulares oferecem teste para detectar coronavírus
Medida é preventiva caso ocorra surto da doença no Brasil
Foto: Agência Brasil
Laboratórios particulares em diversas partes do país estão oferecendo testes para detecção do novo coronavírus, o Covid-19. Os testes são feitos a partir da divulgação da sequência genética do vírus, as análises têm todas as suas etapas realizadas no Brasil e há empresas que divulgam o resultado em até 24 horas.O País ainda não tem casos confirmados da doença, mas a rede privada afirma estar preparada para o caso de ocorrer uma situação de surto, evitando a sobrecarga dos laboratórios públicos.
Desde a última sexta-feira (14), o Grupo Fleury passou a oferecer o teste, que foi desenvolvido em uma semana, em hospitais parceiros de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Sul e do Distrito Federal. Já na rede pública, o Instituto Adolfo Lutz e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) estão entre os laboratórios de referência no País para o diagnóstico da doença, que também está sendo realizado pelo Instituto Evandro Chagas.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, os casos suspeitos estão sendo investigados pelas secretarias municipais e as amostras são colhidas nos hospitais. Depois, são encaminhadas para o Instituto Adolfo Lutz. O material é coletado a partir de aspiração das vias aéreas ou coleta de secreção da boca e do nariz. O método utilizado também é o PCR.
Os laboratórios particulares informaram que os testes serão realizados mediante solicitação médica e que os médicos seguem a triagem recomendada pelo Ministério da Saúde, que trata como casos suspeitos não só pessoas que têm os sintomas da doença, como febre alta e dificuldade para respirar, mas pacientes com histórico de viagem para a China 14 dias antes do aparecimento dos sintomas.
De acordo com o boletim do Ministério da Saúde divulgado na última sexta-feira (14), quatro casos suspeitos do novo coronavírus são investigados e 43 já foram descartados.