"Legado", diz Bruno Reis sobre realização do Carnaval 2024
Segundo Prefeitura, foram 1.225 atrações durante seis dias de folia
Foto: Prefeitura de Salvador
O prefeito Bruno Reis, disse, nesta quarta-feira (14), que o Carnaval de 2024 ficará na história da cidade como parte do legado de sua gestão. A Prefeitura apresentou o balanço da folia que durou seis dias na capital baiana.
Segundo a Empresa Salvador Turismo (Saltur), órgão que coordena de forma geral o Carnaval de Salvador, foram 1.225 atrações neste carnaval, com cerca de 2,7 mil horas de música. Nos circuitos oficiais (Dodô, Osmar e Batatinha), foram 714 atrações e 1,8 mil horas de música. Os 22 espaços alternativos, que envolveram palcos temáticos e torres eletrônicas, foram 511 atrações e 900 horas de música.
“Três importantes conquistas que são legados que vão ficar da nossa gestão para a vida. [...] Em todas as áreas nós temos um diferencial para apresentar. Vocês não imaginam gente o quanto foi arrepiante aquela abertura do carnaval. Em 475 anos que essa cidade vai fazer, pelo menos 50 anos de carnaval, nunca se fez uma abertura tão emocionante como aquela. E para fechar ontem com chave de ouro o encerramento, quem estava aqui ontem vê o retorno de Ivete de Dorval. As principais atrações se apresentando aqui na avenida como esse circuito carinhosamente chamado e estava super lotado”, disse Bruno Reis.
O prefeito afirmou que este foi o “maior carnaval da história” com aumento de 11% da ocupação hoteleira. “Tivemos um incremento de 15% na chegada por aviões de números de voos a mais. Um aumento de 40% nos ônibus”, disse.
Durante a apresentação, o gestor de Salvador citou a superlotação do Pelourinho na terça-feira (13), último dia de carnaval como “feito histórico”.
“Há 15 anos, essa cidade não conseguia fazer com que as pessoas desejassem mais esses circuitos tradicionais, culturais, do que o circuito Barra- Ondina. [...] A gente está fazendo um esforço grande para valorizar o Centro Histórico Pelourinho. A prefeitura assumiu praticamente a gestão do Pelourinho, criou uma subprefeitura. Tem lá um conjunto de investimentos em obras, em ações e em bases operacionais de todas as suas áreas. Fizemos diversas campanhas de mobilização para que as pessoas viessem. O centro, dentro daquela máxima que se o centro da cidade não é bem resolvido, a cidade não tem como ser bem resolvida. Quando é que a gente ia imaginar que ontem nós tivemos que fechar os pórticos de acesso ao Pelourinho pela quantidade de pessoas que tinha. Isso é um outro feito histórico”.
Balanço
Um dos destaques desse Carnaval foram as 95 atrações que animaram o pré-carnaval da cidade, incluindo eventos como Furdunço, Fuzuê, Melhor Segunda-Feira do Mundo, Pipoco e Circuito Sérgio Bezerra. A programação contemplou 22 espaços alternativos, distribuídos tanto no Centro Histórico quanto em bairros fora do circuito oficial, totalizando mais de 500 apresentações musicais e aproximadamente 900 horas de música.
A Saltur utilizou tecnologia de ponta com GPS instalados nos trios elétricos e 50 câmeras nos circuitos para fiscalização e controle dos desfiles. Mais de 150 fiscais e coordenadores garantiram a segurança e a qualidade dos serviços, fiscalizando e vistoriando 162 equipamentos que desfilaram pela cidade.
Já a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) registrou a presença estimada de mais de 1 milhão de turistas durante os seis dias de folia, com uma taxa de ocupação hoteleira atingindo 89%, superando os números do ano anterior em 11%.
A saúde também teve destaque, com os módulos "Fique Sabendo" registrando um aumento significativo nas testagens em comparação com o Carnaval anterior. Foram contabilizados mais de 1.400 usuários do serviço, com testes para ISTs resultando em casos positivos para HIV, sífilis e hepatite, além do início do tratamento para sífilis em 60 pacientes.
A distribuição de preservativos teve um aumento expressivo, alcançando mais de 770 mil unidades, com parcerias que fortaleceram o serviço, distribuindo contraceptivos em diversos pontos da cidade. Equipes de saúde prestaram atendimento aos catadores de materiais recicláveis e ofereceram serviços de saúde mental durante toda a folia.
Na área de trânsito, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) registrou uma redução de 19% nas autuações por infrações de trânsito em comparação ao ano anterior, com 2.587 condutores abordados durante a Operação Respeite a Vida.
O transporte coletivo foi amplamente utilizado, com mais de 2,1 milhões de pessoas utilizando ônibus, táxis, mototáxis e ascensores. Destaque para a linha Lapa - Calabar, que transportou 512 mil pessoas, um aumento de 6% em relação ao ano anterior.
A Guarda Civil Municipal (GCM) registrou uma redução de 39,5% no número de ocorrências em relação ao ano anterior, Cerca 17 mil crianças identificadas nos circuitos.
Para a limpeza da cidade, mais de 105 toneladas de resíduos foram coletados nos três circuito.