Mundo

Leilão oferece artefatos usados pelo 2º homem a pisar na lua

Ao todo, são oito categorias de materiais

Por Da Redação
Ás

Leilão oferece artefatos usados pelo 2º homem a pisar na lua

Foto: Pexels / Pixabay

Buzz Aldrin foi o segundo homem a pisar na Lua, e agora, ele está leiloando uma coleção de itens pessoais e artefatos históricos de sua carreira – incluindo a jaqueta que ele usou durante o pouso na lua.

Ao todo, são oito categorias de materiais contendo diversos itens relacionados à missão Apollo 11 e à caminhada espacial da missão Gemini XII. Alguns, como é o caso da jaqueta de Buzz Aldrin, são itens únicos, mas outras categorias têm vários objetos – como os “inúmeros documentos pertinentes”, que trazem manuais de operação de todos os aparatos empregados nas missões.

 

Os itens sob a posse de Aldrin configuram a única ocasião onde peças de vestuário usadas por astronautas da NASA serão vendidas de uma coleção particular para a outra: as jaquetas usadas por Neil Armstrong e o terceiro tripulante da Apollo 11, Michael Collins, estão guardadas no Museu Smithsonian, e são consideradas bens públicos.

No passado, a NASA bem que tentou impedir, por meio de um processo judicial, que amostras do solo lunar coletadas por Aldrin e Armstrong fossem vendidas de forma privada, mas a agência acabou derrotada na ação.

Não é a primeira vez que um item que foi ao espaço e voltou chama tanta atenção de colecionadores particulares: em 2011, uma cápsula espacial da antiga União Soviética foi arrematada por US$ 2,9 milhões (R$ 15,72 milhões) – essa compra ainda é a recordista no setor.

Segundo a Sotheby ‘s, os lances para o leilão serão recebidos até 26 de julho de 2022.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.