• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Levantamento do Inep conclui que apenas 25% dos jovens entre 18 e 24 anos têm acesso ao ensino superior
Brasil

Levantamento do Inep conclui que apenas 25% dos jovens entre 18 e 24 anos têm acesso ao ensino superior

Ensino à distância cresceu 21%

Por Da Redação
Ás

Levantamento do Inep conclui que apenas 25% dos jovens entre 18 e 24 anos têm acesso ao ensino superior

Foto: Agência Brasil

O Ministério da Educação e o Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram na terça-feira (10), o Censo da Educação Superior. De acordo com a pesquisa, menos de 25% dos jovens com idade entre 18 e 24 anos têm acesso ao ensino superior.

As faculdades, centros universitários e universidades ofereceram 22 milhões de vagas em 2022, em 40 mil cursos. Aproximadamente 75% foram na modalidade à distância. Do total ofertado, 4,3 mil vagas foram preenchidas. Praticamente 96% em instituições particulares. O ensino privado representa a maior parte da oferta de ensino superior. Das 2.595 instituições em funcionamento no país, apenas 321 são públicas – federais, estaduais ou municipais.

Uma das preocupações apontadas pelo ministro da Educação é a expansão do ensino à distância. A graduação à distância aumentou 21% de 2021 para 2022. A modalidade vem sendo criticada por especialistas da educação, que alegam perda na qualidade do ensino. 

O Censo da Educação Superior é uma pesquisa estatística realizada anualmente. Os dados ajudam o Ministério da Educação (MEC) no acompanhamento, avaliação e formulação de políticas públicas para o nível superior brasileiro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.